Krav magá para crianças e a prevenção contra a obesidade

A obesidade infantil é um problema sério e afeta crianças em várias partes do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 29,3% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso. Inserir a atividade física na rotina é de suma importância como as artes marciais, caminhadas e até krav magá para as crianças.

A OMS também faz alerta que crianças acima do peso têm mais chances de se tornarem adultos obesos e, com isso, o surgimento de diversas doenças relacionadas como a diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e outras.

Quais são os benefícios do krav magá para as crianças?

Como funciona o krav magá para crianças, é seguro?  Essa é a principal dúvida entre os pais. O que é ensinado para os adultos em defesa pessoal, uma criança por ainda não ter maturidade para entender, pode querer aplicar o conhecimento com os colegas também crianças. Não seria arriscado e até perigoso?

Mas, de acordo com o professor Dionésio Mariosi, membro da Federação Sul Americana de Krav Magá, as aulas para crianças possuem outro formato e se adequam às necessidades e contextos distintos.  

De acordo com o professor, no lugar de golpes, o treinamento com as crianças consiste em rolamentos e quedas com segurança, evitando que se machuquem numa situação real. Exercícios de reflexo e coordenação motora também são executados até que o aluno adquira preparo e amadurecimento para o avanço.

“O treinamento para crianças é específico por questões de diferença de maturidade e da necessidade de se criar uma base psicomotora na infância e atingir o melhor aproveitamento nos treinos entre adolescentes e adultos”, explica o professor.

Na prevenção do sedentarismo e obesidade, o krav magá é uma das atividades físicas que podem ser apresentadas na infância. Os principais exercícios executados entre as crianças são:

Correr e pular;

Rastejar no chão;

Abdominais e flexão;

Alongamentos.

Além dos benefícios para a saúde física, o krav magá também contribui para o autoconhecimento, autocontrole e saúde emocional. A força mental é um atributo muito importante da defesa pessoal que é útil em muitos contextos, mesmo de uma criança.

A autoconfiança em diferentes realidades, inclusive na hora de evitar uma briga. “O krav magá para crianças deve ser ensinado com critérios e de acordo com o universo infantil. Não existe o estímulo para brigas na escola ou no dia a dia, mas o contrário, como evitar um atrito e a se defender com cautela caso sejam atacados”.

O professor pontua que conforme o aluno for crescendo, ganhando psicomotricidade, segurança e capacidade de entendimento, os treinos vão avançando. A criança pode começar a treinar entre 5 e 10 anos de idade.

Origem do krav magá

O krav magá teve origem em Israel, criado por Imi Lichtenfeld na década de 1940. Já foi uma luta secreta do Exército Israelense e passou a ser ensinado para pessoas que não eram do exército, por volta de 1964. Chegou ao Brasil em 1990 e conta com a disseminação em toda a América Latina por mestre Kobi Lichtenstein.

Outras atividades físicas também podem ser inclusas na rotina da criança como as artes marciais, caminhadas e esportes no geral. O estímulo dos pais e exemplo é de suma importância e influencia no estilo de vida da criança.

De acordo com dados obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2019, 5% das crianças com idade entre 5 e 10 anos foram classificadas com obesidade grave. Levando em consideração que são dados gerais e de todos estados, é um alto índice.

Krav magá para crianças – onde tem escolas?

Ao escolher uma academia de krav magá para o seu filho é primordial selecionar escolas de preferência credenciadas por alguma Federação, como a Federação Sul Americana de Krav Magá, referência no Brasil, além de contar com profissionais capacitados para adequar o ensino em diferentes níveis como crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O professor Dionésio Mariosi ensina krav magá para crianças na cidade de Belo Horizonte, mas existem academias espalhadas em todo o Brasil, sendo possível conferir no próprio site da Federação.

Leia também:

Onde treinar krav magá em BH? Confira as principais escolas associadas à Federação Sul Americana

Defesa contra ameaças de armas de fogo – a hora certa de reagir

Deixe uma resposta